Áreas de Concentração

Genética e Melhoramento

A área de concentração “Genética e Melhoramento” pretende contribuir na geração de conhecimento e na formação de profissionais com alto potencial para o desenvolvimento da genética associada ao melhoramento de plantas cultivadas de interesse regional. A área deve propor estratégias para exploração dos recursos genéticos de maneira sustentável, mantendo a diversidade genética, e soluções para as demandas da agricultura e dos programas de melhoramento de plantas. No desenvolvimento desta área de concentração deve-se levar em conta a utilização e geração de conhecimentos através técnicas da biologia molecular, particularmente o uso dos marcadores de DNA, além de avançar nos conhecimentos da genômica e proteômica.

Linha de Pesquisa

a) Recursos Genéticos e Melhoramento

O objetivo desta linha é contribuir para gerar conhecimento e formação de profissionais com alto potencial para o desenvolvimento da Genética, capazes de propor estratégias para exploração dos recursos genéticos de maneira sustentável, mantendo a diversidade genética, e soluções para as demandas da agricultura e dos programas de melhoramento de plantas.


Manejo do Solo e da Água

A área de concentração “Manejo do Solo e da Água” pretende contribuir com produção de conhecimentos e formação de recursos humanos envolvidos com manejo do solo e da água. Dentro do manejo do solo, a área deve enfocar conhecimentos básicos e avançados nas propriedades do solo e o impacto dos diferentes manejos agrícolas sobre estas propriedades e o meio ambiente. O manejo do solo também propõe os estudos avançados, com geração de tecnologia, entre a relação das plantas e os processos microbianos de importância agrícola e ambiental. Dentro do manejo da água, a área pretende gerar conhecimentos para formação de recursos humanos visando a maximização da eficiência do uso de água para fins de manejo racional da água de irrigação. Especialmente na região nordeste, o manejo da água é ferramenta importante para a manutenção da produtividade agrícola.


Linhas de pesquisa

a) Uso de resíduos orgânicos nas propriedades do solo

O objetivo desta linha é estudar o efeito do uso de diferentes resíduos orgânicos agrícolas, urbanos e industriais sobre as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo.

b) Microbiologia e Bioquímica do Solo

O objetivo desta linha é estudar a ecologia, diversidade e os processos microbianos importantes para o solo, os diferentes sistemas agrícolas e a produtividade das plantas.

c) Uso racional da água

O objetivo desta linha é desenvolver pesquisas visando a maximização da eficiência do uso de água para fins de manejo racional da água de irrigação.

Manejo de Espécies Vegetais

A área de concentração “Manejo de Espécies Vegetais” pretende avançar nos estudos, gerar conhecimentos e formar recursos humanos voltados aos aspectos fitossanitários, especialmente sobre etiologia, diversidade, genética e manejo de insetos, ácaros e patógenos de plantas cultivadas e silvestres. Outro aspecto importante na abordagem desta área de concentração trata-se do manejo e produção de culturas de interesse regional. Assim, a área pretende ampliar o conhecimento científico e tecnológico que envolve o manejo e produção de cultivos agrícolas anuais (algodão, feijão comum, feijão-caupi, feijão-fava, soja e milho) e perenes (cana-de-açúcar, mandioca e frutíferas tropicais) de significativa importância socioeconômica regional.


Linhas de pesquisa

a) Fitossanidade

Objetiva o desenvolvimento de projetos de pesquisa sobre etiologia, diversidade de espécies e genética, e manejo de insetos, ácaros e patógenos de plantas cultivadas e silvestres.

b) Manejo e Produção de Grandes Culturas

O objetivo desta linha é estimular e ampliar o conhecimento científico e tecnológico que envolve o manejo e produção de cultivos agrícolas anuais (algodão, feijão comum, feijão-caupi, feijão-fava, soja e milho) e perenes (cana-de-açúcar, mandioca e frutíferas tropicais) de significativa importância socioeconômica para o estado do Piauí e demais estados circunvizinhos (Maranhão, Bahia, Tocantins e Ceará), enfatizando os aspectos nutricionais, fisiológicos, produtivos e conservacionistas (plantio direto, cultivo mínimo e integração lavoura-pecuária e agroflorestal).