A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação, torna público o resultado do processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA), em nível de Mestrado (biênio 2024/2025) e Doutorado (Quadriênio 2024/2028) realizado na cidade de Teresina - PI.

Confira aqui.




A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal do Piauí, no uso de suas atribuições, torna público aos discentes e docentes do PPGA a abertura das inscrições para a seleção interna de candidatos a Bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior em consonância com o Edital PDSE/CAPES n° 30/2023.

As inscrições seguem até 30/11/2023. Para mais informações, acessar o Edital PPGA/UFPI Nº 05/2023.

 

Edital PPGA/UFPI n° 05/2023



A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal do Piauí, no uso de suas atribuições, torna público aos discentes e docentes do PPGA a abertura das inscrições para a seleção interna de candidatos a Bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior em consonância com o Edital PDSE/CAPES n° 30/2023.

As inscrições seguem até 30/11/2023. Para mais informações, acessar o Edital PPGA/UFPI Nº 05/2023.

 

Edital PPGA/UFPI n° 05/2023



Resultado dos recursos referentes à homologação das inscrições dos candidatos a seleção do Programa de Pós-Graduação em Agronomia

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação/Coordenadoria de Pós-Graduação, torna público o resultado dos recursos referentes à homologação das inscrições dos candidatos para o Edital N° 003/2023 – PPGA/UFPI de seleção de novos alunos para Programa de Pós-Graduação em Agronomia, em nível de Mestrado e Doutorado. 

Confira o resultado aqui.


Homologações das inscrições para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Agronomia

O Programa de Pós Graduação em Agronomia (PPGA), torna pública a homologação das inscrições para ingresso no programa - Eidtal 003/2023.

Confira aqui 





Divulgada a 2ª retificação do edital de acesso ao PPG em Agronomia


A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia publica a RETIFICAÇÃO do ANEXO II - Edital no 003/2023 – PPGA, para a seleção de candidatos(as) ao mestrado e doutorado.

Confira aqui.




RESULTADO PRELIMINAR – EDITAL PPGA 04/2023

A coordenação do programa de Pós-graduação em Agronomia divulga o resultado preliminar do edital simplificado de auxílio financeiro ao pesquisador.


 Baixar Arquivo




Edital 04_2023-PPGA_EDITAL SIMPLIFICADO DE AUXÍLIO FINANCEIRO AO PESQUISADOR

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal do Piauí, em consonância com a PORTARIA N.º 59/2021 - PRPG de 04 de outubro de 2021, no uso de suas atribuições, torna público aos docentes permanentes do programa as inscrições para o processo de seleção de propostas de auxílio financeiro ao pesquisador, como incentivo à produção intelectual.

 

EDITAL 04/2023 - PPGA

ANEXO 1 - Edital 04/2023




Retificação ao edital de seleção do PPG em Agronomia

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), torna pública a retificação ao edital de ingresso do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA).


Confira aqui.





A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA) do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), torna pública a abertura das inscrições para ingresso no PPGA, no primeiro semestre de 2024, para os níveis de Mestrado e Doutorado na modalidade Acadêmico.

Confira o edital.



RESULTADO FINAL - EDITAL Nº 002/2023 - PPGA

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia, por meio da Comissão de Seleção, torna público o RESULTADO FINAL, referente ao Edital nº 002/2023 - PPGA.



RESULTADO FINAL - EDITAL 01/2023 - PPGA DE SELEÇÃO INTERNA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR.


O Programa de Pós-Graduação em Agronomia torna público o resultado da seleção interna de bolsistas para Doutorado Sanduíche no Exterior no âmbito do Programa CAPES - PDSE Nº44_2022.



RESULTADO FINAL



Retificação do Resultado de Análise de Currículo Edital nº 002/2023 - PPGA

A Coordenação de PPGA torna pública a RETIFICAÇÃO do resultado de Análise de Currículo conforme o Edital Nº 002/2023 - PPGA.


RETIFICAÇÃO - ANÁLISE DE CURRÍCULO


Resultado de Análise de Currículo Edital nº 002/2023 - PPGA

A Coordenação de PPGA torna público o resultado de Análise de Currículo conforme o Edital Nº 002/2023 - PPGA.

RESULTADO - ANÁLISE DE CURRÍCULO



HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES - EDITAL nº 01/2023 - PPGA DE SELEÇÃO INTERNA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR.

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia torna público a homologação das inscrições da seleção interna de bolsistas para Doutorado Sanduíche no Exterior no âmbito do Programa CAPES - PDSE Nº44_2022.

 

Homologação das Inscrições






HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES - EDITAL N° 002/2023 - PPGA

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia torna público o resultado da homologação das inscrições do processo seletivo para o Curso de Doutorado, conforme edital N° 002/2023 - PPGA.


Confira o Resultado das inscrições





EDITAL PPGA/UFPI Nº 02, DE 03 DE FEVEREIRO DE 2023

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de PósGraduação (PRPG), do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e da Coordenação do Programa de PósGraduação em Agronomia (PPGA), no uso de suas atribuições, torna pública para conhecimento dos interessados a abertura das inscrições e realização de seleção para preenchimento de 03 (três) vagas para o Curso de Doutorado, distribuídas conforme ANEXO IV deste Edital. O Processo de Seleção para ingresso no 1º (primeiro) semestre de 2023 será realizado de forma virtual por meio de plataformas e/ou aplicativos para comunicação por videoconferência on-line e será regido pelas normas e procedimentos descritos neste Edital e seus Anexos.

CONFIRA O EDITAL



RETIFICAÇÃO - EDITAL Nº 001/2023 – PPGA/UFPI

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia publica a RETIFICAÇÃO do edital para a seleção interna de candidatos(as) a Bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior – SWE, conforme o Edital n° 44/2022 – PDSE/Capes.


CONFIRA A RETIFICAÇÃO



A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia comunica a abertura das inscrições para a seleção interna de candidatos(as) a Bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior – SWE, conforme o Edital n° 44/2022 – PDSE/Capes, do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior para Implantação em 2023, disponível na página da Universidade Federal do Piauí (UFPI): www.ufpi.br e na página da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES): www.capes.gov.br, respetivamente. 

 Confira o Edital 

RESULTADO FINAL GERAL - EDITAL Nº 002/2022 - PPGA

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Ensino e Pós-Graduação, torna público o resultado do processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Agronomia, em nível de Mestrado e Doutorado, para ingresso no primeiro semestre de 2023. 


Resultado Final Geral (15/12/2022)

RESULTADO FINAL - EDITAL Nº 002/2022 - PPGA

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia, por meio da Comissão de Seleção, torna público o RESULTADO FINAL, referente ao Edital nº 002/2022 - PPGA.


Resultado Final (13/12/2022)

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Ciências Agrárias (CCA), torna pública o Resultado Final do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Nível Mestrado, para o segundo semestre de 2022.

Resultado Final Geral (19/05/2022)

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Ciências Agrárias (CCA), torna pública o Resultado das Análises de Currículos dos candidatos no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Nível Mestrado, para o segundo semestre de 2022.

Resultado da análise de currículos

O PPGA tem o prazer de compartilhar o artigo cientifico "Domestication of lima bean (Phaseolus lunatus) changes the microbial communities in the rhizosphere" publicado na Microbial Ecology (Springer), sendo resultado da dissertacao de Josieli Lima da Silva.  Saiba mais

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Ciências Agrárias (CCA), torna pública o Resultado das Entrevistas dos candidatos no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Nível Mestrado, para o segundo semestre de 2022.

Resultado das Entrevistas



A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA), do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), torna pública a abertura das inscrições para ingresso no PPGA, no segundo semestre de 2022, para o nível de Mestrado na modalidade Acadêmico. Confira o Edital. Informaçoes para inscrição encontram-se na aba "Processo Seletivo"


O PPGA anuncia a sua primeira defesa de dissertação de mestrado de Tayná Mendes de Albuquerque. A sessão pública de defesa da dissertação intitulada "Diversidade genética da comunidade bacteriana na rizosfera de genótipos de feijão-caupi", sob a presidencia da Dra. Angela Celis de Almeida Lopes, será no dia 31 de março de 2022, as 08:00h no Auditório da Pós-Graduação do Centro de Ciências Agrárias.  

O PPGA anuncia o lançamento do Edital Interno para selecao de doutorando do Programa Doutorado Sanduiche no exterior - PDSE/CAPES . O edital já está disponivel e as inscricões iniciam no dia 07 de março de 2022. Saiba mais!


O PPGA tem o prazer de compartilhar o 1o artigo cientifico publicado dentro do programa, que iniciou suas atividades em 2020. O artigo "Genetically related genotypes of cowpea present similar bacterial community in the rhizosphere" foi publicado na Scientific Reports (Nature), sendo resultado da dissertacao de Tayná Mendes de Albuquerque. Saiba mais...

 

A Coordenacao do Programa de Pós-Graduacao em Agronomia convida a todos os docentes e discentes para a Aula Inaugural do PPGA - 2022, a ser realizada no dia 14 de março de 2022, as 15:00h no Auditório da Pós-Graduação do CCA. 

Período de Matricula (alunos novos e veteranos)

07/03/2022 à 08/03/2022

→ Matrícula curricular para o período 2022.1.

11/03/2022 à 11/03/2022

→ Re-matrícula curricular para o período 2022.1.

10/03/2022 

→ Início do período letivo 2022.1.

16/03/2022

→ Início do período trancamento de turma 2022.1.

20/03/2022 

→ Término do período trancamento de turma 2022.1.

15/07/2022

→ Término do período letivo 2022.1.

Três docentes do PPGA foram aprovados com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) no final de 2021. Os comtemplados foram Regina Lucia Ferreira Gomes (Nivel 1C), Angela Celis de Almeida Lopes (Nível 1D) e José Evando Aguiar Beserra Junior (Nivel 1D). As bolsas de produtividade do CNPq refletem a liderança na área de atuação e relevante produção científica dos pesquisadores e isto mostra a qualidade do corpo docente do PPGA.


Projeto de pesquisa "Tecnologia sustentável para o semiárido piauiense: uso de bactérias promotoras de crescimento para otimizar o desenvolvimento, fisiologia e produtividade da palma forrageira para alimentação animal" do PPGA em parceria com PPGCA (Bom Jesus) é aprovado dentro do Edital CAPES Semiárido, contemplando bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de recursos financeiros (saiba mais).


O Programa de Pós-Graduação em Agronomia tem novo prédio para as atividades de ensino, secretaria (atendimento ao publico) e defesas de dissertacao e teses.








Endereço

Universidade Federal do Piauí, Campus Universitário Ministro Petrônio Portela,

Centro de Ciências Agrárias, Prédio da Pós-graduação, Teresina, Piauí, Brasil, CEP 64049-550



Fone: + 55 (86) 3215-5753

E-mail: ppga@ufpi.edu.br

Site institucional: ppga.ufpi.edu.br

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 16h

    BIBLIOTECA